- 24 novos postos, equipados com a mais avançada tecnologia em termos de biossegurança, isolamento acústico e privacidade do paciente.
- A nova área amplia o número de postos efetivos, para garantir o controle do paciente, melhorar as condições de trabalho do pessoal médico e otimizar o meio ambiente durante a permanência do paciente.
El hospital Ramón y Cajal ante la situación Covid-19, amplía y mejora la Unidad de Cuidados Intensivos acondicionando la planta de Medicina Intensiva con 24 puestos nuevos para enfermos críticos, dotados con la tecnología más avanzada en materia de bioseguridad, aislamiento acústico y privacidad para o paciente. Numa área com mais de 2.100 metros quadrados e um orçamento total de mais de quatro milhões de euros, a nova área crítica irá melhorar o atendimento médico aos pacientes «graças a um sistema inovador e integrador nos novos equipamentos», conforme atesta o próprio hospital gestão.
As novas instalações do Hospital Ramón y Cajal incorporam os produtos desenvolvidos pela Grupsa, com a mais avançada tecnologia para salas cirúrgicas e áreas críticas em hospitais. As 24 novas unidades são compostas por entradas simples e entradas SAS de porta dupla para pacientes críticos, além de uma unidade específica com proteção de chumbo, para intervenções radiológicas. Todas as UTIs possuem fechamento hermético, de acordo com a norma EN 1026: 00 Classe 4 e En 14426 Classe 6, para manter o diferencial de pressão positiva e negativa das salas, proporcionando operação com depressão ou sobrepressão em relação às áreas gerais que evitam a disseminação de patógenos no exterior ou introdução de germes em pacientes imunossuprimidos. Todas as portas também possuem vidros de privacidade interligados com a abertura e fechamento automático das portas, o que garante a privacidade do paciente durante as tarefas de acompanhamento, limpeza e descanso.
Por outro lado, os módulos de Terapia Intensiva são equipados com o Sistema de Painéis Modulares Clean System. Fabricados em Aço Inox com acabamento superficial Lacado Antibacteriano, integram os equipamentos médicos e tecnológicos necessários, de forma altamente higiênica e eficaz que favorece a limpeza e desinfecção dos ambientes. Graças ao sistema modular instalado, a vida útil da nova área pode ser consideravelmente alongada, aumentando a eficiência e amortização do investimento realizado. O sistema permite a retirada e reinstalação dos painéis individualmente, sem a necessidade de obras ou emissão de partículas de poeira, bem como a integração de novos elementos. A inspeção e manutenção das unidades são realizadas periodicamente por meio de um acesso rápido e confiável às instalações escondidas atrás dos painéis modulares.
A nova linha de Sistemas de Portas ICU SYSTEM inclui também outros modelos para Terapia Intensiva, como o IS-550 com dupla função de deslizamento e rebatimento sem trilho de piso, que permite a passagem de camas e equipamentos, em unidades com espaço reduzido, por rebatimento de folhas e fixas. Também permite a integração de elementos de privacidade com vidros Smart Glass e venezianas entre vidros com regulação manual e automática.