O novo Hospital Universitário de Salamanca inicia seu trabalho de atendimento ampliando os serviços de saúde na cidade e proporcionando cobertura populacional com 507 quartos e 863 leitos, 25 salas cirúrgicas de última geração, 170 consultas, 98 postos de Day Hospital, 72 postos de Reanimação ou os 12 postos do Bloco Obstétrico, além dos novos equipamentos de radiodiagnóstico e radioterapia (Ressonâncias Magnéticas, Radiologia Intervencionista, Medicina Nuclear ou Tomoterapia).
Projetado e construído como um edifício ergonômico, no qual os espaços para pacientes e equipamentos médicos foram humanizados, diferentes técnicas arquitetônicas foram utilizadas para transformar e consumir energia de forma sustentável com o meio ambiente; e, sobretudo, foi concebido numa perspectiva líquida, segundo o Ministro Regional da Saúde, conferindo-lhe flexibilidade para imprevistos, picos de procura ou hospitalização ou uma maior rotatividade de doentes para reduzir o seu período de hospitalização.
A área da sala de cirurgia e o bloco obstétrico incorporam mais de cinquenta Portas Herméticas, com giro automático e abertura deslizante, dos modelos HS-201, HS-201/45, HS-401 e HS-402B; com revestimento de chumbo específico e proteção dependendo da equipe de radiologia e do procedimento cirúrgico. As portas herméticas Grupsa possuem fecho hermético testado, de acordo com EN 1026: 00 Classe 4 e EN 14426 Classe 6, para manter o diferencial de pressão positiva e negativa das divisões, proporcionando funcionamento com depressão ou sobrepressão no que diz respeito às zonas gerais que previnem a disseminação de patógenos para o exterior ou introdução de germes em pacientes imunossuprimidos. Além disso, foram incorporadas janelas de observação Grupsa HS-Q3, que permitem o controle visual da sala pela equipe médica de fora da sala de cirurgia.
Os acessos pedonais localizados nas vias de evacuação do hospital estão equipados com sistemas de portas automáticas de correr do Grupsa Automatic System com operador AG90 / 200 ER para vias de evacuação, auto -testado e com nível de certificação PL «d» segundo a Norma UNE-EN 13849-1: 2008 / AC: 2009; equipado com sensores RS150-D monitorados e botões de evacuação aprovados para saídas de emergência, com abertura da porta na posição fechada. As entradas principais do edifício possuem sistemas de Portas Giratórias Automáticas Grupsa Rotary System modelo RS-100 com dobramento bidirecional das folhas , que otimizam a energia economia no salão de recepção, bem como no custos de ar condicionado e consumo de eletricidade, elimina correntes de ar e evita flutuações de temperatura.
A Grupsa dispõe de um Serviço Técnico próprio para oferecer ao mercado as manutenções preventivas e corretivas necessárias para garantir o funcionamento ideal e eficaz das instalações sanitárias, com formação de técnicos de manutenção hospitalar nas tarefas quotidianas de uso, limpeza e conservação dos instalados. equipamento.