A Grupsa, por meio de sua subsidiária Grupsa-Colombia, fabricou as portas de acesso ao Bloco Cirúrgico da nova Clínica Azul, no bairro La Castellana de Bogotá (Colômbia). Este centro de saúde, inaugurado recentemente, incorpora a primeira sala híbrida da Colômbia, um laboratório clínico e um equipamento de raios X e tomografia de diagnóstico precoce, integrado com tecnologia de ponta. A unidade de terapia intensiva (UTI) terá 33 leitos, sendo 20 para atendimento adulto, seis para atendimento intermediário adulto e sete para UTI pediátrica.
As portas automáticas de acesso às salas cirúrgicas com desenho especial adaptado à imagem corporativa da clínica incorporam fecho hermético, de acordo com as mais exigentes normativas europeias no que se refere ao controlo dos diferenciais positivos e negativos em salas operatórias e unidades de doentes críticos. As Portas Corrediças herméticas HS-201/45 operadas por sensores touchless sem contato, são equipadas com sensores de segurança segundo a norma UNE 16005, que permitem a passagem segura e confiável de profissionais de saúde, pacientes acamados e os equipamentos médicos necessários.
Seguindo os critérios dos arquitectos e equipas técnicas da Clínica e com a sua colaboração especial, as portas foram fabricadas com um design particular, adaptado aos sistemas de produção standard da Grupsa segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001. Portas vitrificadas azuis, com Visor transparente integrado para visualizar o interior da sala de cirurgia, mantendo a privacidade dos pacientes e profissionais de saúde. O desafio da equipe de engenharia da Grupsa tem sido manter um design nivelado, sem relevos combinando diferentes materiais, integrar o vidro colorido e transparente em uma peça e obter a mesma estética, mesmo em portas com isolamento de Pb-2 para ambientes.
As portas automáticas herméticas Grupsa HS-201/45 para salas cirúrgicas com certificados europeus de acordo com UNE EN 12207 Classe 4 e EN 12426 Classe 6, com isolamento acústico UNE-EN ISO 717-1, são a solução certificada para as instalações que requerem um Comprovado qualidade que garante durabilidade, confiabilidade, em ambientes de controle de patógenos.